Temazcal
*Nesse momento não estamos realizando o ritual do Temazcal devido ao Covid-19
O Temazcal, também conhecido como “Tenda do Suor”, é um banho de vapor com profunda conotação espiritual. Trata-se de um ritual que propicia a purificação dos corpos físico, mental, emocional e espiritual. Dentro do Temazcal, recordamos nossa natureza primordial - Filhos da Terra.
O Temazcal é realizado no sítio da Tenda Sagrada, em Joanópolis - SP, e em alguns outros locais propícios à montagem da Tenda (ou Tipi).
Consulte-nos para saber se é possível levarmos o Temazcal até você.
Mínimo de 5 pessoas na Tenda.
Como funciona o ritual
O ritual inicia‐se após o aquecimento de várias pedras em uma grande fogueira.
Essas pedras são levadas para uma Tenda com forma de hemisfério. Segundo a tradição esse formato representa o "útero da Mãe-Terra" e é motivo de muita reverência, respeito e gratidão.
No interior da Tenda, o (s) participante (s) entoa (am) cantos e toca (am) tambor, enquanto o condutor da cerimônia (chamado “corredor de temazcal”)
despeja água sobre as pedras incandescentes.
O vapor d’água mesclado com o perfume de ervas medicinais adicionadas a água, promovem saúde para o corpo de forma natural, desobstruindo os poros da pele, dilatando os vasos sanguíneos, eliminando de toxinas e estimulando o aparelho respiratório e imunológico.
A cerimônia se desenvolve através de quatro “portas” ‐ assim chamado o momento em que a porta da tenda é reaberta. Essas etapas variam de
intensidade e propósito. Durante cada “porta” são transmitidos ensinamentos ancestrais acompanhados de ritmo de tambor e cantos tradicionais.
Quem pode/deve participar do ritual?
A principio, qualquer pessoa se sinta atraído por esse tipo de trabalho.
A Tenda do Suor acolhe quem está em busca de uma re‐conexão com seu poder pessoal, ou quer se preparar para a realização de algo especial, ou celebrar e agradecer alquilo que já conseguiu realizar.
Muitas pessoas também entram na Tenda com o propósito de obter alguma resposta ou alento para um conflito interior.
É indicada para as pessoas que se sentem intoxicadas física, emocional ou mentalmente.
Pessoas com problemas respiratórios e com dificuldade de relaxamento muscular. Ajuda a vencer os processos de claustrofobia e outros medos.
Precisa ter alguma religião para participar da Tenda do Suor?
Não. O Temazcal é um ritual aberto a pessoas de diferentes crenças e religiões.
Não é necessário qualquer iniciação ou pré‐requisito. Somente a vontade de participar.
Pode‐se, inclusive, adentrar à Tenda para obter apenas seus benefícios físicos, como acontece em alguns resorts e SPA’s.
Essa prática advém de tradições ancestrais que entendiam o Ser Humano como parte integrante e indissociável da Natureza.
Quais são os benefícios?
Os benefícios do Temazcal podem ser observados sob dois aspectos: promover saúde do corpo físico (mais denso) e saúde dos corpos mental, emocional e
espiritual (mais sutis).
No físico, o calor e a respiração do vapor aromático fazem o corpo suar, relaxar e desintoxicar. Promove a limpeza dos sinos nasais e para‐nasais, alivia problemas de sinusite, catarro, asma, bronquite e enfisema. Também purifica a pele, estimula a circulação e o sistema imunológico. Em razão de seu efeito relaxante, combate a insônia e integra os processos mentais.
Essa prática é considerada como um coadjuvante no combate ao estresse.
Nos corpos mais sutis, a Tenda do Suor auxilia na nossa (re‐) conexão com os quatro elementos fundamentais que mantêm a vida do nosso planeta: água, terra, fogo e o ar.
Entrar no espaço escuro e quente e retornar ao útero cósmico inconsciente, permite a abertura para o desconhecido. É um convite para focar nossa atenção nos “sentidos internos” e contactar nossa Essência, para integrar e alinhar as múltiplas dimensões do Ser.
Existe alguma contra indicação?
Desaconselhamos a participação de pessoas que: ‐ passaram por procedimentos cirúrgicos recentes; ‐ possuem problemas cardíacos; ‐ sofreram agressões na pele recentemente, como queimaduras, tatuagens, piercing etc
‐ mulheres no período menstrual. Nessa tradição, guarda‐se um respeito por esse período.
É dito pelos anciões que nesses momentos, o “poder pessoal” da mulher está voltada à direção da Terra (o Temazcal tem seu sentido voltado à direção do Céu). A menstruação é, segundo esses ensinamentos, uma “cerimônia individual” de doação de seu próprio sangue pela continuidade dos ciclos da vida. Nessa condição, em respeito à “cerimônia natural” do ser feminino, pede‐se que as mulheres durante seu período menstrual não partilhem da tenda.
Quem está habilitado para conduzir esse tipo de ritual?
Os rituais são realizados pelos “Corredores de Temazcal”. São homens ou mulheres iniciados pela Tradição Nativa, no meu caso pelo “Fogo Sagrado de Itzatchilatlan”.
(Informações gentilmente cedidas pelos irmãos do Caminho Vermelho do Espaço
Tempo do Vento - Lagoa da Conceição em Florianópolis/SC)